quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Insônia, Contrações, Chuva e Dores, não necessariamente nessa ordem...

Como bem diz o título, estou com insônia, contrações, dores e está chovendo horrores lá fora... Gente que mudança de tempo radical! Até ontem estava um calor de rachar o coco (é, sem acento pq foi abolido... Gostava tanto dos acentos para diferenciar o coco do coco.... kkkkk), hoje chove sem parar... Não quero nem ver daqui a pouco quando o resto do povo acordar... Eu, em compensação, devido à insônia ou às contrações ou as dores ou tudo junto, estou acordada desde às 4 da matina... Virei, revirei, mexi, remexi e desisti (ao menos por enquanto) de tentar dormir... Estou com contrações doloridas, diga-se de passagem... Parecem cólicas de começo de gravidez, mas ainda não são indicativas de trabalho de parto... Pelo menos eu acho, né??? 

Nem acredito que hoje, dia 31, é o último dia do mês de agosto (eu sei, eu sei, provavelmente vc também não curte muito esse mês...)! Falta pouco para o bolinho sair do forno! Vamos que vamos!

Enfim, daqui a pouco tenho o último US da gestação, novamente marcado com a Dra. Cynthia na Cura! Verei meu bolinho pela última vez em 3D e 4D! Tomara que dê para tirar um fotinho do seu rosto, pq da última vez ele se escondeu todo! Parecia que tinha ficado com vergonha! 


sábado, 27 de agosto de 2011

Assim está sendo o 9o. Mês...

Além dos sintomas descritos abaixo, é bem capaz de vc ter sintomas do mês passado, tá? É normal! Ah, essa reportagem é do site Clube do Bebê, cujo link está lá no finalzinho, ok? 

Sintomas, sinais e sensações

Físicos:
Menor movimentação do bebê dentro do útero (devido à falta de espaço);
Aumento da umidade vaginal (leucorréia), de forma mais abundante;
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido (isso é horrível);
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Cãimbras nas pernas;
Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;
Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
Algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Aumento da dores nas costas e da sensação de peso nas pernas;
Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo;
Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo;
Insônia (hihihihi, isso a grávida tem desde que descobre que não tem mais posição para dormir e relaxar...);
Sensação de coceira no abdômen;
Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks;
Colostro, que pode gotejar dos seios;
Sensação de incômodo ou adormecimento das nádegas e da pélvis;
Períodos alternados de maior energia ou maior cansaço;
Aumento ou perda do apetite.

Emotivos:


Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto;
Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
Um sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim;
Impaciência e Inquietação;
Sonhos e fantasias sobre como será o bebê.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você
Começa a ficar mais gordinho:Seu bebê neste último mês de gestação está praticamente pronto para nascer. Seu estômago e rins agora funcionam perfeitamente; seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar; seu intestino já produziu mecônio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes); seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura.

Descansa bastante para preparar-se para o parto:A sua pele já não é mais rugosa e fina como antes, e sim macia e delicada, e seus cabelos já são um pouco compridos. Os progressos mais interessantes nesta fase são no desenvolvimento sensorial, e agora ele passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, como que se preparando para a hora do nascimento. 


Qual é o aspecto do bebê: Finalmente, é hora de nascer, e seu bebê estará prontinho para chegar ao mundo. Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas, e sua altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo).

Qual é o aspecto da mamãe:Com o aproximar-se do final da gestação e com o rebaixamento do utero, você estará sentindo-se melhor, com mais facilidade para respirar, com menor pressão no estômago e com uma sensação de maior liberdade no parte de cima do seu ventre.

Algumas Possíveis Preocupações


Quais Podem ser os Sintomas do Trabalho de Parto:
Na maioria dos filmes, quando é chegada a hora de um parto, parece tudo tão simples e tranquilo, com a gestante comunicando, no meio da noite, ao marido meio adormentado: 
"- Meu bem, chegou a hora!!".


Pois é... mas quantas de nós, principalmente as marinheiras de primeira viagem, conseguem reconhecer realmente os sintomas que antecedem o trabalho de parto, ou saber distinguir as verdadeiras contrações se nunca antes as sentiu, ou ainda conseguir perceber se a hora realmente chegou ou é só um alarme falso e com isso conseguir só colocar toda a família em polvorosa??? Ahhh, estas dúvidas e muitas outras são permanentes na cabeça de uma gestante nesta fase da gravidez. O melhor é conhecer bem e informar-se sobre os sintomas iniciais do trabalho de parto, e conversar com seu obstetra sobre o assunto e todos os possíveis sintomas e sinais que poderão ajudá-la nesta hora. Um bom curso de preparação ao parto também será de muito auxílio, para que você e seu marido possam estar prontos e tranquilos para o tão esperado momento do nascimento do seu bebê.


Alguns Sintomas de um Pré-trabalho de Parto: algumas semanas antes do parto, o corpo da gestante passa por algumas transformações em decorrência de estar se preparando para o parto propriamente dito: o bebê se posiciona mais para baixo na pelvis da mãe, o que dá uma maior sensação de compressão no baixo ventre, às vezes acompanhada de uma dor lombar; as contrações de Braxton Hicks se intensificam, tornando-se mais dolorosas e intensas, o que pode deixar a gestante incerta de reconhecer o trabalho de parto que se inicia; perdas vaginais mais abundantes e às vezes com uma coloração mais rosada (sintoma provocado pelo rompimento de algumas veias capilares causado pela descida do bebê se posicionando no utero para o nascimento).


As contrações se intensificam, cada vez mais frequentes e mais intensas, e geralmente mais regulares; as dores iniciam-se na parte baixa das costas e se espalham por todo o baixo ventre, às vezes também nas pernas; e se dá o rompimento da bolsa uterina; muitas vezes, é expelido o "tampão" (uma espécie de tampa mucosa e elástica que fecha a abertura do utero contra bactérias e fungos. Obs: às vezes, a perda deste "tampão" pode acontecer dias antes do trabalho de parto iniciar realmente); lembre-se sempre que em caso de dúvidas e incertezas, seu obstetra está a disposição, e você deve ter a mão todos os números de telefone para localizá-lo.


Uma Palavra Amiga:


Se você chegou até aqui, seu bebê está prestes a nascer...  Foram nove meses de espera, expectativas, sensações. Agora seu bebê está pronto para nascer, sua família ansiosa em conhecê-lo, e você preparada para recebê-lo. Durante toda a gravidez seu corpo passou por numerosas transformações, e, mês após mês, você foi alterando inclusive sua própria rotina de vida. É desnecessário dizer o quanto este momento sublime será importante para você... Logo, logo, você não se lembrará mais dos pequenos e inconvenientes problemas que acompanharam cada fase da gravidez, mas estará abraçando pela primeira vez o seu lindo e precioso bebê, vendo seu rostinho redondo e se emocionando com o seu choro, sentindo-o em seus braços enquanto amamenta, e assim, passando a desempenhar um novo papel em sua vida: o de mãe!!! Por isso, a equipe do Site Clube do Bebê lhe deseja: 

"Felicidades e Boa Sorte, Mamãe!!! Bem vinda ao Clube."

Esse foi o Oitavo Mês...

Sintomas, sinais e sensações


Físicos: 
Movimentos fetais fortes e regulares;

Aumento da umidade vaginal (leucorreia);
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Cãimbras nas pernas;
Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;
Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Dores nas costas;
Falta de ar e dificuldades para respirar;
Insônia;
Sensação de coceira no abdomen;
Contrações de Braxton Hicks;


Colostro, que pode gotejar dos seios.


Emotivos: 
Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;

Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo...




Como seu bebê cresce dentro de Você: 


Visão e Audição Desenvolvidos: O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz e a maioria dos órgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a íris apresenta uma coloração azulada). Também a audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamãe e do papai. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos.


Ele vira de cabeça para baixo: O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Com isso, volta a pressionar um pouco a bexiga da mamãe.


Um Chutador profissional: Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Mesmo com o espaço reduzido, ele ainda chuta, e como!! É possível monitorar os movimentos do bebê contando seus chutes, pelo menos 10 chutes podem ser sentidos a cada duas horas.


Qual é o aspecto do bebê: Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas.


Qual o aspecto da Mamãe: A esta altura da gravidez, você já estará sentindo as contrações de Braxton-Hicks, que são contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto. Cada gestante apresenta uma barriga diferente: mais alta, mais baixa, mais volumosa, menos volumosa, mais larga ou mais compacta. Isso varia de acordo com o seu tipo físico, com o aumento de peso durante a gravidez, e também com a dimensão do seu bebê. 

Algumas Possíveis Preocupações 


Falta de Ar e Dificuldades para Respirar: Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do útero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Na realidade, essas alterações no sistema respiratório durante a gravidez, consentem à gestante inspirar mais ar e usá-lo de forma mais eficiente, e não se preocupe pois isso ar não significa que você ou o bebê recebam pouco oxigênio. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.


Contrações de Braxton Hicks: São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. Você poderá começar a sentí-las em algum momento durante o terceiro trimestre. Na realidade trata-se do seu utero que está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.



Preparando-se para o Parto: Antigamente, a expressão "preparando-se para o parto" significava estar com o quarto do bebê já decorado, com o enxoval já pronto, e a mala da maternidade próxima à porta. As mulheres pouco sabiam sobre o que esperar do trabalho e do parto. Os maridos, então, sabiam menos ainda. Hoje, o parto deixou de ser um assunto totalmente ignorado, e passou a representar algo que as mães e os pais buscam informações e respostas precisas à todas as suas dúvidas e preocupações. Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contrações, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebê, a emoção de cortar o cordão umbelical. Querem e devem também estar preparados para todas as situações que envolvem este momento tão especial e único. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra; que participou de cursos preparatórios para o parto, e que aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebê, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana.  


Adorei essa reportagem! É o máximo, né? Quer saber mais? Entre no site: Clube do Bebê




38a. Semana

Ai, ai, vou sentir falta desse barrigão lindo!
Enfim, 38a. semana... Nem acredito como o tempo passa!! Gente, que loucura! Daqui a pouquinho meu bolinho sai do forninho para esse mundo louco... Ai, ai, que preocupação... Mas um passo de cada vez, não adianta colocar a carroça na frente dos bois... Vamos vivendo, passo-a-passo, um dia de cada vez... E seja o que Deus quiser! Essa semana que passou tive algumas contrações mais doloridas que o de costume, levei alguns sustinhos como toda Mãe de primeira viagem mas nada que me alertasse para o tão sonhado "trabalho de parto"... Acho que meu bolinho tá bem aconchegado aqui dentro, pois só se espreguiça, dá suas cabeçadinhas e volta a dormir e chupar o dedo (essa última parte estou inventando, como posso saber o que ele faz, né?)... Enfim, vamos que vamos, em contagem regressiva para perder meu barrigão! Nunca pensei que fosse dizer isso, mas acho que vou sentir uma falta tão grande, mas tão grande do meu formato roliço... kkkkk, é, eu sei, magrela do que jeito que sou, tive como provar como é ter uma barrigona enorme! Vai ser um misto de tristeza e alegria na hora "H", né? Tristeza por perder a minha barriga, companheira de caminhada durante esses últimos meses e felicidade, por poder ter o meu bolinho em meus braços... Eita ansiedade!



Sua Gravidez: 38ª Semana de gravidez
Mais duas semanas restantes e seu instinto de fazer o ninho está com a corda toda! Você está ocupada lavando  e guardando (e reguardando) as roupas do seu bebê, maravilhando-se sobre como alguém poderia caber em uma camisetinha tão pequena.
Você já começou a estocar fraldas. 
Você está pronta! E está esperando. 
E espera. E espera. 
Seu bebê
Os intestinos de seu bebê têm acumulado uma considerável quantidade de mecênio (nome dado ao cocô do bebê, de cor bem preta, quase breu), que é eliminado usualmente logo após o nascimento e lhe dá uma experiência completa  com a troca de fralda dos tais lenços umedecidos.
Seu bebê pode se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos. Se você estiver esperando uma menininha, controle seu desejo de pintar as unhas dela de rosinha.
Os pulmões do seu bebê continuam a maturar. O cérebro e as funções nervosas estão funcionando melhor a cada dia. Os últimos dois continuaram a maturar até a adolescência. Naquela idade que seu filho, ou filha, achará que já sabe tudo e mais um pouco.
Sua vida
Você deve estar usando o mesmo macacão jeans neste último mês! Veja pelo lado positivo, você teve muito menos roupas para lavar! Não se preocupe, isso tudo vai terminar nas próximas semanas. Você irá constatar e ficar pensando "como pode uma pessoa tão pequenina criar tamanha montanha de roupa suja em apenas 48 horas?" Haverá tanto vômito e cocô para tirar da roupa de seu bebê, que você se perguntará "de onde sai tudo isso?".

O que você está pensando...
"Deus, por favor não deixe minha bolsa estourar em uma hora inadequada, como no meio de uma reunião, no calçadão ou num restaurante chique..."

Faz bem comer...
Germe de trigo, alface, tomate, espinafre são ricos em vitamina K. Você vai se beneficiar de seus efeitos anti-hemorrágicos durante o parto.

É bom saber...
Embora haja várias marcas de lencinhos umedecidos no mercado, muitos médicos recomendam nos primeiros dias limpar a bundinha de seu bebê apenas com um pano macio e água morna.
A limpeza das roupas de seu bebê também exigem cuidados muito especias. Normalmente você deve usar sabão de coco. Porém cada pele de bebê é diferente, então fique atenta para possíveis reações alérgicas quando vestir seu bebê.
Futuro papai
O universo familiar passa por um processo de transformação no mundo todo. Mas o pai continua ocupando um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Por quê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

E agora? Consultas semanais! Eba!

E a partir dessa semana as consultas obstétricas serão semanais... Sabe o que isso significa?? Que meu bolinho está para sair do forno! Ai que medo...


Hoje tive a primeira consulta com a Dra. Verônica, que está substituindo o meu gineco... Ele está em um Congresso e me disse que me deixaria em boas mãos... E olha, me deixou mesmo! Adorei a Dra. Verônica, muito atenciosa, gente boníssima e ótima mesmo! Confesso que sou extremamente chata quando o assunto é médico e adorei ela de cara! Me deixou bem tranquila, me explicou o que pode acontecer nas próximas semanas e pediu para que eu ligasse para ela se estivesse com algum sintoma de trabalho de parto ou dúvida... Não é uma fofa? 

Enfim, semana que vem tenho uma nova consulta e um novo US obstétrico! Oba! Vou ter a chance de ver o meu bolinho mais uma vez antes de vê-lo ao "vivo e a cores"! Ai, ai, quanta emoção... É muito para o meu coração de mamãe de primeira viagem!

sábado, 20 de agosto de 2011

37a. Semana

Barrigão de 37 semanas! Eita!
Êêêê, nem acredito que chegamos na 37a. Semana! Maravilha! A partir dessa semana se o bolinho resolver vir ao mundo ele não é mais considerado prematuro! Graças a Deus! Meu menino lindo está se desenvolvendo bem, ganhando peso, altura e se fortalecendo antes de chegar aos meus braços... Ai que coisa boa!!! Só de pensar que ele não é mais prematuro me dá um alívio... Esse receio agora passou, mas confesso que senti tantas dores no baixo ventre, que houve dias em que pensei que ele quisesse vir antes! E eu acalmava (e me acalmava também) dizendo que ainda não era hora dele! Até que ele se ajeitava, mexia de cá, remexia de lá e pronto, sossegava novamente... Como bem diz o pai de primeira viagem, sou muito pequena para um bolinho tão grande como ele! 

As sensações nessa semana que passou foram o máximo, meu bolinho se mexe que é uma belezinha! Isso sem falar nos pezinho, cotovelos e joelhos que aparecem na barriga! E quando ele se estica todo e a barriga entorta toda! É, com certeza vou sentir falta desse meu barrigão lindo! A partir dessa semana se ele quiser nascer, está tudo bem! Mas eu espero que ele fique aqui no forninho por mais um tempinho... Assim eu curto meu barrigão um pouquinho mais!

Hoje, sabadão com cara feia, tenebrosa na verdade! Gente, o frio voltou com tudo! Acompanhado das chuvas e um ventinho gelado capaz de deixar qualquer um desanimado! Ao menos, se servir de consolo, acho que a umidade do ar deve ter melhorado! Pensamentos positivos, good vibrations e vamos que vamos!

Ontem fizemos o trajeto para o Pro Matre, para ver quanto tempo levamos para chegar na maternidade em caso da bolsa estourar... Prevenção é o melhor remédio... Isso sem falar que vimos as rotas alternativas também, vai que a primeira opção de caminho tá um trânsito danado??? Rotas alternativas são o melhor negócio! Enfim, levamos cerca de 25 minutos, pegando um pouco de trânsito na Bernardino de Campos... E só... Acrescentamos mais 20 em caso de trânsito na Domingos de Moraes... É, até que 45 minutos tá de bom tamanho! 

Como sempre, recebi a newsletter do Bebê, com as informações sobre o que acontece a partir dessa semana... Segue abaixo para sua leitura... Nossa, ainda nem acredito que chegou a 37a. semana! Meu Deus, como o tempo passa rápido!!! E pensar que no começo desse ano eu só tinha uma sementinha! Agora, tenho o bolinho mais lindo desse mundo!

Próxima terça-feira tenho consulta médica, com a sobrinha do meu médico (Dr. Sidney está em um Congresso...), vamos ver o que ela vai falar... 


Seu bebê
Últimos dias dentro da barriga da mamãe. O bebê sabe disso e está se preparando para adquirir a carinha e o corpo na versão que virá ao mundo. A partir desta semana, ele perde o lanugo, aqueles pelos bem finos que cobriam o corpo. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. E não ganhará peso como antes, só cerca de 70 gramas por semana. Sinais da maturidade. Assim, se nascer por esses dias, não será considerado prematuro.
Sua gravidez

Você reparou que está respirando melhor? Não é impressão, não, é real e tem uma razão: o bebê se moveu, provavelmente, em direção à pelve. Nessa posição, o pequeno fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da barriga. Que alívio! As consultas médicas tornam-se mais frequentes. Na próxima, pergunte ao obstetra sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. Muitas vezes, o que você imagina se tratar de uma contração pode ser apenas o peso da cabeça do bebê no colo do útero. Com algumas orientações, você não terá dificuldade em identificar o momento certo em que o bebê vai nascer. Enquanto isso, não deixe a ansiedade tomar conta da sua dieta e continue se alimentando de maneira saudável. Também reserve alguns minutos para cuidar de você. Que tal aparar as pontas do cabelo? Inevitavelmente, você será muito fotografada nos primeiros dias após o nascimento.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Será o último US da gravidez???

kkkk, hoje foi dia de US... E lá fui eu mais uma vez! Lê estava longe, pediu para eu ir que me encontrava lá... Como estou com DG, fiquei com receio do meu menino estar abaixo do peso, como estou fazendo uma dieta bem rigorosa, já viu, né? Enfim, fomos super bem atendidos, como sempre pela Dra. Cynthia, gente, adoro essa médica! Ela é tudo de bom! Até me deixou o e-mail dela para contato! Uma fofa!

Bom, ela disse que provavelmente esse US seria o último da gestação e por isso nos mostrou tudo e mais um pouco do Dani-boy! Ele está enorme, já falta espaço para ele, coitadinho que está todo prensadinho dentro da minha barriga! Também pudera, sou mignon, e ele está com 47cm e 2,935kg de pura gostosura!

Quer coisa mais gostosa e deliciosa que isso??? A médica disse que ele está ótimo, saudável e crescendo normalmente! Pelo jeito que as coisas se encaminham, a tranquilidade dele e o sossego, ele só vai nascer no começo de setembro mesmo! 

Até lá, só a ansiedade de ver o meu bolinho pela primeira vez... Ai que emoção!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Contrações?! Misericórdia...

Confesso, as contrações de Braxton-Hicks já tinham me visitado anteriormente, mas agora andam mais frequentes... Jesus, apaga a luz! Como entrei na 36a. semana, a partir de agora elas se tornam visita obrigatória, digamos assim... Bom, dizem que são indolores, mas de vez em quando vem uma que te faz ver estrelinhas! É uma pressão tão grande na região da pélvis que não sei como explicar... É diferente de cólica menstrual, de dor de barriga... Parece um misto de tudo isso e mais um pouco de dor nas costas, falta de ar e dificuldade de respirar! 

kkkk, é, eu sei, há um montão de grávidas que nunca passaram por isso, nem sabem o que significa ter dores... Minha Mamãe foi uma delas, ela não teve nada disso na gravidez! Disse para ela que foi uma sorte das boas, pq eu, em compensação tenho DG, estou com dores e me nego a tomar remédio... Aguento o que for preciso, mas posso dizer que durante toda a gravidez não tomei um remédio para dor! E olha que tinha dia que o negócio pegava de um jeito... Meu maridão ficou preocupado esse findi inteiro, coitado, pq tive dores no final do sábado e no domingo o dia inteiro... Hj, plena segundona e continuo com dores, mas sei que é normal para o período! Deve ser o Dani-boy se ajeitando, esticando e apertando lugares que ele deve achar engraçado! Enquanto isso, eu, como boa mãe de primeira viagem faço carinhos na barriga e peço para ele ficar mais um pouquinho na barriga... Digo que está muito cedo, que ele não precisa correr para nascer como o pai dele, ele precisa engordar mais um bocadinho para eu poder apertar as bochechinhas gostosas dele e precisa se preparar para entrar nesse mundo doido em que vivemos, né? Para quê tanta pressa? Deve ser tão gostoso ficar no quentinho, protegido e ganhar amor e afeto... Ahhhh, meu bolinho mais precioso, quanto amor incondicional tenho por vc... 

Espero que ele fique mais tempo aqui dentro, se fortalecendo, crescendo, engordando direitinho... Estou em contagem regressiva para o US dessa quarta-feira, dia 17/08! Doida, maluca e ansiosa para ver o rostinho do meu filhote mais uma vez! Tá certo que já sonho com ele, meu menino mais lindo desse mundo, de zoinho puxado, cabeludinho e gorduchinho da minha vida! Mas sonhar é uma coisa, vê-lo na telinha da TV é a mais pura realidade! Quer coisa mais divina do que isso?

Obrigada, Papai do Céu, obrigada!!!!

Feliz Dia dos Pais (com um dia de atraso)...

A vocês, PAPAIS que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. 

A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. 

A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. 

Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. 

A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. 

Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. 

Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras. 

Amamos vocês!

Feliz Dia dos Pais a todos os Papais do mundo! Em especial para o meu Papai, ao meu maridão, papai de primeira viagem, meu Tio mais querido e ao meu odityan, minha estrelinha brilhante no céu!

sábado, 13 de agosto de 2011

36a. Semana

Barrigão de 36 semanas!
E chegamos na 36a. semana! Nem acredito! Meu maior receio na gravidez era meu bolinho querer nascer beeeem antes do tempo como o Papai dele... Maridão nasceu de 7 meses, queria vir rápido ao mundo... E eu nasci tranquila, passou dos 9 meses! Não tive pressa para nascer, dizia minha mãe, já que dentro da barriga dela devia estar uma gostosura! 

Assim, eu converso com o Dani desde sempre para que ele fique dentro da minha barriga até estar totalmente pronto para entrar nesse mundo maluco! Quero ele forte, saudável e pronto para enfrentar sua primeira batalha, que é nascer... Dizem que o primeiro sofrimento que temos na vida é o nascimento, então, nada mais justo que ele se prepare para isso, certo? 

Por enquanto ele está se mexendo de cá para lá, passando os pezinhos, cotovelos e tentando se adaptar ao pequeno espaço que tem na minha barriga! Tadinho, antes era tanto espaço que dava até para virar cambalhota... Agora, o máximo que ele consegue é esticar os bracinhos e perninhas... Minha barriga quando se mexe é o máximo, continua fazendo ondas, só que agora elas são maiores! Gosto tanto de conversar com ele... E quando ponho a mão, ele deve sentir um calorzinho e mexe, mexe e dá um chutinho, só para dizer: "Mamãe, estou aqui"... Ai, ai, sou completamente aboxonada pelo meu bolinho! Ahh, aboxonada = abobada+apaixonada!

Recebi a newsletter do Bebê, e agora, na 36a. semana, diz que só "falta um detalhe para o bebê: engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando estiver fora da temperatura controlada do útero. Retoques finais também estão sendo providenciados. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas. E o rostinho está bochechudo. Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair – parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada".

Imagina, Dani-boy bochechudo? Ai como vou apertar esse menino!!! 100% de pura gostosura!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Outro Exame de nome difícil...

Já ouviu falar de cultura de "streptococcus agalactiae"??? Pois é, meu médico pediu esse exame (uhun, outro exame!) e disse que ele poderia dar positivo ou negativo. Se desse negativo, ótimo e se desse positivo, eu teria que tomar antibióticos para não passar essa bactéria para o Dani... Como uma boa mamãe de primeira viagem, mal cheguei em casa e fui dar uma "zoiada" no google para saber o que significava esse nome tão difícil... 

Ave, foi tanta informação que fiquei zonza! Para quem quiser saber um pouco mais sobre essa bactéria, segue abaixo um pequeno resumo que achei no google:


"O Streptococcus agalactiae é a bactéria mais freqüentemente isolada dos quadros de sepse neonatal precoce, podendo ou não vir acompanhado de meningite, pneumonia, osteomielite, etc - quadro este não raro fatal. Em 1970, este microrganismo chamado também de estreptococo beta hemolítico do grupo B, ou simplesmente SBB, emergiu como o principal patógeno em UTIs neonatais, causando elevada mortalidade nos recém-nascidos. Essa bactéria, descoberta há quase 100 anos, coloniza o intestino humano, sendo parte da flora intestinal normal, podendo ou não estar presente nas fezes. A partir do intestino o SBB pode se instalar no trato genital feminino (parede vaginal), sem apresentar qualquer sintomatologia clínica.

Diagnóstico laboratorial: consiste em fazer duas culturas coletadas de locais diferentes: parede vaginal e ano-retal, e devem ser realizadas entre 35 e 37 semanas de gestação ou quando a mulher apresentar trabalho de parto ou ruptura de bolsa antes de 37 semanas. Com esse resultado o ginecologista saberá qual paciente deve ser medicada e com qual antibiótico. Importante salientar que somente a cultura pode identificar as mulheres que realmente necessitam ser medicadas, e assim evitar o uso indiscriminado de antibióticos. O antibiótico (penicilina) é a droga de escolha e deverá ser prescrita para as mulheres com cultura positiva para estreptococo do grupo B. 

Esta bactéria está presente em cerca de 15 a 35% das gestantes ao longo da gravidez. Segundo o médico obstetra Marcelo Luís Nomura, do CAISM - Unicamp, autor da tese de doutorado que investigou o assunto, em 50% dos partos em mulheres contaminadas, a bactéria - que não causa sintomas nas mães - pode ser transmitida ao recém nascido. 
A infecção pode causar meningite, pneumonia e septicemia (infecção sangüínea) nos recém-nascidos, e ocorre em 2% dos bebês de mães colonizadas. Os prematuros podem se infectar com maior freqüência e os sintomas aparecem poucas horas após o nascimento.  Cerca de 15% a 30% dos sobreviventes da meningite apresentam seqüelas neurológicas, visuais e auditivas graves. A taxa de mortalidade varia de 2% a 30%. Ainda não há vacina preventiva para o controle da bactéria, portanto a única forma de prevenção é o tratamento precoce. O exame laboratorial minimiza a antibioticoterapia empírica, pois pode ser realizado em até 48 horas antes do parto. Com o diagnóstico positivo, a parturiente é medicada com penicilina. As alérgicas podem ser medicadas com outro antibiótico". 

Dependendo do laboratório, o resultado sai rapidinho, viu? O meu saiu em menos de 36 horas! E graças a Deus, deu NEGATIVO! Mais uma notícia boa! Viva, viva, em contagem regressiva para o meu bolinho sair do forno!





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Parabéns do Médico

Não tem coisa mais legal do que receber parabéns do médico, certo? Siiiiim! Levei minha planilha com os perfis glicêmicos e ganhei parabéns por ser uma gestante preocupada com o bem-estar do bebê! Disse que com esse controle glicêmico não será necessário adiantar o parto, se preocupar com hipoglicemias e posso até pensar em tentar parto normal numa boa! Quer coisa mais legal que isso? Estou feliz da vida! Tive que mudar muitas coisas na alimentação, mas está valendo a pena! Dani-boy estando saudável, crescendo nos conformes e feliz, eu fico sossegada! 

E melhor, por causa da dieta, só engordei 6kg na  gravidez até agora! Ou seja, para voltar ao meu peso normal vai ser rápido (espero eu), né?? De resto, a pressão está ótima, o bebê está com os movimentos a todo vapor e o médico está tranquilo com os resultados da glicemia... Isso quer dizer que todo esforço realmente vale a pena! 


Na reta final, tenho mais um ultrassom obstétrico e outro exame de nome difícil! kkkk, um tal de StreptoB etc, etc, etc... E lá vamos nós...


Huuum, hoje é dia do advogado... Viva o pindura!

  

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DG (que não é Dolce & Gabbana)

DG, a famosa sigla para Dolce & Gabbana! kkkk, mas também é a sigla conhecida para Diabetes Gestacional! Sim, outro probleminha que pode aparecer durante a gravidez! Acho que só 4% das gestantes acabam tendo isso! E... Adivinha? Exatamente, faço parte dessa minoria que tem intolerância aos carboidratos... O que significa? Que meu pâncreas não está acompanhando as mudanças hormonais do meu corpinho! Logo eu, que sempre tive as glicemias controladas, desta vez, danou-se tudo! Assim, após a descoberta com aqueles exames horrorosos de curva glicêmica com aplicação de 75g e 100g de dextrose e várias picadinhas no braço, eis que me vejo no meio do olho do furacão, com o médico dizendo para cortar tudo quanto é doce, açúcar, sobremesa, chocolate, farinha branca, etc, etc, e etc... Ai, ai, e eu que tenho uma vontade enorme de comer bomba de chocolate da Padaria Ceci tirei tudo isso do meu cardápio! E olha, digo tudo mesmo! Nada de doces! Fiz (e continuo fazendo) isso pelo bem do meu filhote e para controlar a glicemia pois não estou nem um pouco a fim de tomar insulina (eu, hein! Tomar injeção não é comigo!).


Bom, estou fazendo uma dieta bem rigorosa, com muito legumes, verduras e frutas, pouca quantidade de arroz (se eu estiver comendo 2 colheres de sopa é muito), alterno carne vermelha, carne branca e comprei o tal aparelhinho medidor de glicemia, que está deixando os meus lindos dedinhos picadinhos! Como o médico pediu para fazer um perfil glicêmico completo pelo menos uma vez por semana, são no mínimo 4 picadas no dedo ao dia! Isso sem falar no da zero hora!


Pausa para um parênteses aqui para explicar o perfil glicêmico: nada mais é que furar o seu dedo em jejum e 2hs após as refeições: café da manhã, almoço e jantar, fora o da zero hora, se vc estiver acordada. O valor normal para jejum é < 90 mg/DL e pós-prandial (2hs após as refeições) é < 130mg/DL. Graças ao meu bom Papai do Céu, as minhas glicemias estão ótimas, super baixas, e só deu uma acima de 100mg após o almoço pq confesso que exagerei! Me deu uma vontade doida de comer esfiha de carne! E, como não sou perfeita, comi com gosto! Como está tudo controladinho, pude me dar ao luxo, né? Afinal ninguém é de ferro! Mas confesso que tem horas que dá uma vontade de comer um docinho... Mas pelo bem do Dani-boy, fecho a boca numa boa! 


Não tem jeito, uma vez com DG, a probabilidade de ter diabetes quando eu for mais velha é grande, logo, preciso continuar me cuidando... Mas se alguém tiver a DG, não se preocupe à toa, dá para controlar com dieta, na maioria dos casos... O negócio é seguir as recomendações médicas, ter força de vontade e seguir em frente! Lógico que primeiro vem o baque, vc chora, se descabela, lê um monte de bobagens na internet (nessas horas o google é uma porcaria) e entra em parafuso... Depois o tico e o teco voltam a funcionar e vc se pergunta: se descabelar para quê? Vamos enfrentar! E assim vc faz, sem medo de ser feliz!

sábado, 6 de agosto de 2011

Sabadão+Marido Dodói+Frio = Casa+Telecine Premium



Hoje está passando Coincidências do Amor (The Switch) no Telecine Premium... É uma comédia romântica bem água com açúcar, o tipo de filme que os médicos recomendam para as moças grávidas! kkkk Sim, filmes de comédia, romances fofinhos e desenhos meigos "pode"! Filmes de suspense, terror ou qualquer coisa parecida, "não pode"! Tudo visando o bem estar dos bebês, certo? Sim de novo! De acordo com alguns estudos, como o bebê já sabe o que se passa aqui fora, ver um filme meigo faz com que ele fique relaxado... Se for uma comédia, mesma coisa, mas se for aqueles suspenses de tirar o fôlego, o bebê fica agitado... Logo, como toda mãe zelosa, quero o meu bolinho tranquilo, sossegado e calmo!

E olha, aviso: eu ADORO filme de suspense, aventura, terror! Queria assistir tantos filmes... E não assisti Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II até agora pq acho que terá cenas fortes e não quero que o Dani tome sustos à toa! Depois terei tempo de ver (ahaaaaannnn, se engana!) esses filmes! 

Ah, é, o marido, coitado, tá mais pra lá do que pra cá de Bagdá! Resfriado, com a rinite atacada e um nariz que faria até Rudolph, a rena do nariz vermelho dar o lugar para ele no trenó do Papai Noel! ;) Mas ele está sendo bem cuidado, como sempre! Só faz careta quando mando (sim, mando, pq se só pedir não adianta) tomar o chá quente com um limão inteiro dentro! Ainda falo pra ele "amor, está docinho, coloquei açúcar"! Ele só olha com cara de desconfiado, toma um gole e solta um arghhhhhh... 

Ai, ai esses homens...


Cantando para o Dani-boy

Mãe de primeira viagem é uma coisa de louco, não? Hoje deu vontade de cantar, contar histórias e conversar com o bebê... Hihihihi, aos que não estão acostumados com uma grávida por perto podem estranhar, mas é fato que o bebê ainda na barriga sabe reconhecer a voz da mãe, do pai e as músicas... 


Ele ouve os sons externos e sabe se a mãe está bem, feliz, como estou hoje... Contei uma historinha para ele, sobre um anjinho que "caiu" no quintal de um menininho que queria brincar de super-herói! Achei lindinha essa historinha, um anjinho que era diferente dos outros, cujas asas eram douradas e não branquinhas como dos outros anjinhos... 


Acho que Dani-boy também curtiu a história, pois deu os chutinhos de sempre! Na minha gravidez ouço muito Rod Stewart, Michael Bublé, Exile, The Checkers, Phil Collins, Anzen-Chitai e todas as outras que são ouvidas na Alpha e na Antena 1... kkkk, são as chamadas "músicas de consultório médico", por trazer tranquilidade, sossego e bem-estar! Acho que o Dani está dormindo agora, com esse montão de música boa... Eu pelo menos me sinto ótima!   



Ahhh e detalhe, ele adora essa música do Ricky Martin cujo videozinho coloco aqui... Mas também, quem não gosta dessa música? Ela é linda! E uma parte da letra foi colocada no convite para o Chá de Fraldas do Dani-boy!

35a. Semana

Barrigão de 35 semanas

Nem acredito que chegou a 35a. semana... Gente, que coisa louca! E pensar que há pouco tempo atrás eu tinha um "grãozinho de arroz" crescendo... Em compensação agora o barrigão tá a todo vapor! Isso sem falar que perdi o centro gravitacional do corpo... Hihihihi, é cômico! Confesso que tem dias que dá até para tropeçar no próprio pé! Mas é tudo tão delicioso que tenho certeza que vou sentir falta daqui a pouquinho! 

Da 34a. para a 35a. semana não houve uma grande mudança no meu corpo, mas sei que para o meu bolinho cada semana que passa ele fica mais e mais forte! Recebi a newsletter do Site do Bebê Abril hoje pela manhã e fiquei mais que encantada! De acordo com a reportagem, meu bolinho mais que fofo deste mundo já pode mamar! Olha que coisa mais gostosa! Isso sem falar que como ele não tem muito espaço para suas cambalhotas, chutes e socos, agora ele está na fase do estica e puxa ("e viva a festa da Xuxa"!).

Minha barriga se movimenta de uma forma louca, pra lá e pra cá, feito ondas... É estranho para quem não está acostumado, mas delicioso para mim, um mãe babona e doida pra ver o rostinho do filhotinho! É, agora falta pouco, só mais 5 semanas, isso se meu bolinho não resolver vir antes... 

E eu me sinto gravidíssima, linda e cheia de energia, mas confesso que não posso exagerar! Como a barriga está descendo, não posso me dar ao luxo de fazer mil coisas ao mesmo tempo... Aí, toda vez que vejo que estou passando dos limites, converso com o meu filhinho e pergunto se estou exagerando... Sua resposta? Se der uma esticadinha é pq preciso parar! Viu? É assim que se mantém a ligação mãe e filho!