quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DG (que não é Dolce & Gabbana)

DG, a famosa sigla para Dolce & Gabbana! kkkk, mas também é a sigla conhecida para Diabetes Gestacional! Sim, outro probleminha que pode aparecer durante a gravidez! Acho que só 4% das gestantes acabam tendo isso! E... Adivinha? Exatamente, faço parte dessa minoria que tem intolerância aos carboidratos... O que significa? Que meu pâncreas não está acompanhando as mudanças hormonais do meu corpinho! Logo eu, que sempre tive as glicemias controladas, desta vez, danou-se tudo! Assim, após a descoberta com aqueles exames horrorosos de curva glicêmica com aplicação de 75g e 100g de dextrose e várias picadinhas no braço, eis que me vejo no meio do olho do furacão, com o médico dizendo para cortar tudo quanto é doce, açúcar, sobremesa, chocolate, farinha branca, etc, etc, e etc... Ai, ai, e eu que tenho uma vontade enorme de comer bomba de chocolate da Padaria Ceci tirei tudo isso do meu cardápio! E olha, digo tudo mesmo! Nada de doces! Fiz (e continuo fazendo) isso pelo bem do meu filhote e para controlar a glicemia pois não estou nem um pouco a fim de tomar insulina (eu, hein! Tomar injeção não é comigo!).


Bom, estou fazendo uma dieta bem rigorosa, com muito legumes, verduras e frutas, pouca quantidade de arroz (se eu estiver comendo 2 colheres de sopa é muito), alterno carne vermelha, carne branca e comprei o tal aparelhinho medidor de glicemia, que está deixando os meus lindos dedinhos picadinhos! Como o médico pediu para fazer um perfil glicêmico completo pelo menos uma vez por semana, são no mínimo 4 picadas no dedo ao dia! Isso sem falar no da zero hora!


Pausa para um parênteses aqui para explicar o perfil glicêmico: nada mais é que furar o seu dedo em jejum e 2hs após as refeições: café da manhã, almoço e jantar, fora o da zero hora, se vc estiver acordada. O valor normal para jejum é < 90 mg/DL e pós-prandial (2hs após as refeições) é < 130mg/DL. Graças ao meu bom Papai do Céu, as minhas glicemias estão ótimas, super baixas, e só deu uma acima de 100mg após o almoço pq confesso que exagerei! Me deu uma vontade doida de comer esfiha de carne! E, como não sou perfeita, comi com gosto! Como está tudo controladinho, pude me dar ao luxo, né? Afinal ninguém é de ferro! Mas confesso que tem horas que dá uma vontade de comer um docinho... Mas pelo bem do Dani-boy, fecho a boca numa boa! 


Não tem jeito, uma vez com DG, a probabilidade de ter diabetes quando eu for mais velha é grande, logo, preciso continuar me cuidando... Mas se alguém tiver a DG, não se preocupe à toa, dá para controlar com dieta, na maioria dos casos... O negócio é seguir as recomendações médicas, ter força de vontade e seguir em frente! Lógico que primeiro vem o baque, vc chora, se descabela, lê um monte de bobagens na internet (nessas horas o google é uma porcaria) e entra em parafuso... Depois o tico e o teco voltam a funcionar e vc se pergunta: se descabelar para quê? Vamos enfrentar! E assim vc faz, sem medo de ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário