sábado, 6 de agosto de 2011

Os Primeiros Meses

Antes de mais nada, uma coisa eu confesso: os primeiros meses não foram fáceis não... Muitos enjôos, azias, tonturas, cansaços e dores... Foi "punk"... Sem falar nos receios, nos medos e nos pesadelos de uma mamãe de primeira viagem... E acho que aquela mulher que nunca teve uma dúvida, uma pergunta ou uma indecisão que levante a mão!!! Eu, como a maioria das futuras mamães quase entrei em colapso, era tanta informação para processar, ler, reler que foi uma coisa de louco! 


Isso sem falar no medo dos benditos 3 meses, quando há a maior chance de aborto espontâneo... Não que a gente pense que está acima do bem e do mal, mas que mãe não teve medo dos primeiros meses? É tanto "e se" na sua cuca que se vc não tiver paciência, relaxar e respirar fundo, vc enlouquece, literalmente! Depois que a gente sabe da gravidez, dá vontade de contar para Deus e o mundo! Contudo, racionalmente falando, não podemos fazer isso... Vai que no meio do caminho a gente encontra uma pedra??? Eu contei para os mais chegados, pais, tios, amigos do peito, mas mesmo assim com um pé atrás, afinal, depois de ler tanta reportagem (nessas horas digo que o google é fantástico), dizem para ficarmos quietinhas durante os três primeiros meses, até o bebê "vingar" dentro do seu ventre (nossa, de onde saiu essa coisa de ventre???? kkkkk)... 


Enfim, eu tinha certeza que o bebê viria de qualquer jeito, mas... Sabe como é, de tanto ouvir coisas e ler outras, a gente fica insegura, aí, resolvi ficar mais quietinha e proteger a minha barriga... Isso sem falar nos olhos gordos, né? Nessas horas a melhor coisa é fechar o umbigo, pedir proteção, iluminação para todos os santos! E soltar o bom e velho "Xô urucubaca"!

O primeiro mês, depois de ficar sabendo foi relativamente tranquilo, com as azias, enjôos e etc, mas a gente fica tão empolgada que tudo parece o máximo! Até mesmo a corrida ao banheiro! kkkk, é, eu sei, quando a gente está no olho do furacão vc fica imaginando se todo mundo passa por isso, mas depois que passa, ou melhor, vc se acostuma, tudo parece o máximo! O problema mesmo foi cozinhar, só o cheiro de preparo de refeições na vizinhança fazia o meu estômago embrulhar... O que mais gostei de comer foi coisa azeda! Limonada, laranja pera, suco de laranja, isso não podia faltar... E, se bobear comia/bebia todo santo dia! Ah, sem falar do tofu, queijo de soja, com cebolinha, gengibre e shoyu... Detalhe, antes de engravidar não comia tofu... Engravidei, foi batata, comi tofu a beça! 


Meu marido foi um fofo naquela época! A gente saia para almoçar ou jantar e ele pedia com jeitinho para que a porção do tofu fosse generosa! kkkk, uma vez a cozinha acabou mandando quase 1/2 caixa de tofu, que comi tudo, lambendo os beiços... Olha, é inacreditável como o paladar muda! E dizem que é o bebê que pede por certos nutrientes... E eu, como uma mamãe zelosa, tento fazer de tudo para que ele não fique na vontade! 


O segundo mês foi mais cansativo, parece que estão fazendo uma pequena mudança em todo o seu corpo! Algumas calças começam a ficar apertadas, a "comissão de frente" fica mais sensível, vc fica mais emotiva, começa a falar sozinha (eu já falava sozinha, depois de engravidar, falo muito mais, mas com a barriga agora...), brinca, dá risada por motivos bobos e parece que aproveitar a vida é melhor que comer chocolate! Os enjôos pioram um pouco, as azias também, parece que tudo o que vc come dá uma sensação esquisita de "opa, não caiu bem"... 


O seu olfato parece que fica mais sensível, vc sente cheiros que antes não te faziam mal e de repente tudo te enjoa! Perfumes, shampoo, até sabonete! Tive um sério problema com sabonete, o cheiro do dove me deixava tonta! O de lang lang da granado me enjoava! Daí, não tive alternativa a não ser comprar os sabonetes da natura, de limão e macadâmia, cujos cheirinhos irão me acompanhar até o final da gestação! 


E os cremes então! Amo de paixão os produtos da Victoria Secret, mas tive que deixar de lado o Amber Romance, que além de tonta, me dava azia e enjôo! kkkk, comecei a fazer experimentos, passava um pouquinho no braço e via o que acontecia... Um dia fiquei com tantos cremes nos braços que misturou os cheiros e foi uma doidera... Sem falar que apesar da barriga não estar aparecendo, queria cuidar para que as temidas estrias passassem longe do meu corpinho! Logo cheguei na conclusão que posso passar love spell e pure seduction (nada de morango c/ champagne, que também aposentei por um tempo!)... 


O terceiro mês foi o do susto, quando tive uma borrinha de café pois como me sentia bem, comecei a me esforçar demais e fazer coisas que o corpo não estava preparado... Tomei bronca do marido, do gineco e ambos mandaram fazer um pouquinho de repouso... Nada grave aconteceu com o bebê, não tive descolamento de placenta, nada disso, só tive a infelicidade de pertencer ao seleto grupo de mulheres cuja placenta fica mais baixa, mas nada que preocupasse o médico, uma vez que no ultrassom só um pedacinho estava no lugar errado... Mas mesmo assim, tomei mais cuidado e fiquei mais tempo sentadinha, deitadinha e aproveitei para viajar um pouco e espairecer... 


No final tudo deu certo, pois logo no outro ultrassom a placenta estava no lugarzinho correto! Fiquei tão contente! Só não chorei na frente do médico pq senão ia ser muito complicado! Depois do terceiro mês, do susto, começou o quarto, que foi uma maravilha! 


Nunca me esqueço como fiquei contente de poder voltar à cozinha e fritar a cebola! kkk, ai, ai, é cada uma! Além disso, as vontades foram trocadas... Ao invés de salgados e coisinhas azedas, doce, doce, doce... Não exagerei, obviamente, mas tudo que era doce me abria o apetite! Bolos de chocolate, pudins, brigadeiros, quindins, huuuuummmm que delícia! E assim vai indo... Daqui a pouco vem o quinto mês, vamos ver o que me espera! Tô doida para sentir o bebê mexendo...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário