sábado, 6 de agosto de 2011

Shigueru

Odityan, Obatyan e os netos (e a Boneca Cheirinho)
Huuum, tava aqui lendo os meus posts anteriores e vi que em nenhum deles disse qual seria o nome em japonês do meu filhinho... É, se vc leu o título da mensagem, já sabe que será Shigueru... Mas pq o nome? Pq é uma homenagem ao meu avô, bisavô do meu filhinho, que era o melhor, sim, o melhor, avô do mundo! Infelizmente o perdi faz looooongos anos, mas ele sempre me acompanha! Ah, como eu adorava meu avô, o meu odityan querido... Um câncer o tirou de nós no dia 31/12... Sim, isso mesmo que vc leu... Em plena véspera de ano novo, todos comemorando a chegada de mais um ano, nós estávamos velando o corpo dele... Nós entre aspas, somente os filhos, genros e noras... Os netos, eu inclusive, ficamos com a obatyan, esposa dele em casa... Como disse minha mãe na ocasião, para dar apoio moral para ela naquele momento tão triste. Eu estava com 17 anos... Nunca esquecerei aquele dia, 31 de dezembro, toda a família reunida na casa da minha obatyan, todos apreensivos pois no mesmo dia pela manhã o médico havia dito que ele não estava bem...

Meu odityan aguentou firme e forte o natal em família, mas no dia 26/12 pediu para levar ao PS pq não estava se sentindo bem... Sabem o que é isso? Ele morria de dores e mais dores e em nenhum momento reclamou patavina! Aguentou o dia de natal inteiro, conversou com os netos, contou piadas como se não houvesse amanhã... Esse era o meu dityan... Já internado no hospital Santa Cruz, no seu último dia no quarto e ainda consciente, as últimas pessoas que ele chamou antes de mais nada foram os nomes da minha mãe e o meu... Isso não tem como esquecer... E dissemos a ele que estávamos ali... Seguramos sua mão e foi ali que meu mundinho cor-de-rosa despencou mais uma vez... Foram suas últimas palavras antes de ir para a UTI... E de lá, virar uma estrelinha no céu...  

Meu avô era um homem fantástico, digno de confiança, batalhador, que conquistou tudo trabalhando arduamente todos os dias... Ele foi um pai mão de ferro, mas foi um avô que todo neto merece! Era carinhoso, amoroso e contava histórias como ninguém! Inventava piadas, nomes de peixes e nos fazia dar risada... Era querido pelos amigos, que o chamavam de "Seu Paulo", durante as longas caminhadas às 6 da manhã no museu do Ipiranga... Quantas vezes não fui andar com ele só para ouvir os "bom dia, Seu Paulo" e me encher de orgulho? Histórias, fatos, férias, tenho milhões para contar, de uma pessoa que veio do Japão sem falar um A em português e vencer na vida... Esse era o meu avô, o meu motivo de orgulho e a minha meta de ser uma pessoa melhor... Se sou o q sou hj é pq tenho os genes dele dentro de mim... 

Uma semana após ele virar estrelinha, fui com a minha avó na feira e quando passamos na quitanda de balas e bolachas, a Sra. se vira para mim e diz com os olhos cheios de lágrimas, olha, seu avô vinha aqui toda sexta-feira comprar balinhas, juquinha, chita, hortelã e bolimbola para os netos, dizia que eles vinham todos os domingos e precisava encher o baleiro... Tem como não amar um avô desses? Me lembro desse baleiro, um tupperware azul de tampa transparente que ficava dentro do armário da cozinha, lotado de balinhas... Ai, ai, vou parar contar um pouco pq as lágrimas não me deixam continuar...

Para terminar o post, é por isso e mais tantas outras que o nome do meu filhote será Shigueru, em homenagem a um grande homem, um grande avô, pai e filho! 

Ahhhh, se eu pudesse tê-lo aqui novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário